Para quem deseja entender o "basicão" do futebol. Seja para um papinho com amigos em uma mesa de bar, para impressionar aquelx crush apaixonadx pelo esporte ou simplesmente para não se achar deslocadx quando surgir esse assunto que você não consegue interagir porque não entende patavinas do que estão falando. Vale tudo. O público-alvo é quem "viaja" quando vê 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Aos entendedores,estejam também à vontade.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Clássico popular

Neste fim de semana alguns clássicos estão agitando os ânimos futebolísticos nos campeonatos estaduais pelo Brasil. Ontem o Atlético Goianiense derrotou o Vila Nova por 1 a 0 no clássico do Campeonato Goiano. Hoje, Figueirense e Avaí pelo Campeonato Catarinense, Bahia e Vitória pelo Campeonato Baiano, Fluminense e Vasco pelo Cariocão e Corinthians e São Paulo pelo Campeonato Paulista são os principais clássicos do domingo.

No Brasil, um jogo é considerado um clássico quando duas equipes de um mesmo estado se enfrentam. Mas não basta somente isso. Normalmente essas  equipes fazem parte de clubes de grande tradição, torcida, com retrospecto de muitos títulos e nas quais importantes e notáveis jogadores fizeram e construíram suas carreiras no passado ou  jogam no presente. Resumindo, um clássico envolve times conhecidos como “os grandes”, ou seja, equipes provenientes de clubes de notabilidade no cenário do futebol, reconhecidas em seus respectivos estados e bastante comentados pela imprensa.

Apesar de na teoria os clássicos envolverem jogos de equipes sob perspectiva estadual, fala-se também em clássicos nacionais. Isso tem muito a ver também com a expectativa que pode ser gerada nos meios de comunicação ou nos debates entre torcedores com relação a uma determinada partida.  Um bom exemplo disso  ocorreu em julho do ano passado entre Santos e Flamengo. O jogo ganhou amplitude nacional pois envolvia um confronto entre o tão falado craque Neymar e o mais do que conhecido Ronaldinho Gaúcho. Todos queriam ver esses dois grandes jogadores se enfrentando, o que acabou atraindo fortes atenções para um jogo que, de fato, marcou o Campeonato Brasileiro do ano passado terminando em 5 a 4 para o time carioca.

O glossário dessa postagem traz uma listagem sugestiva de alguns dos principais times de alguns estados brasileiros. Vale lembrar que existe muita discussão sobre a presença de alguns times no rol dos chamados “grandes” já que estamos falando de um conceito que não tem uma definição muito concreta.

Abraços alvinegros.


Glossário curto e grosso:
- Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense.
- São Paulo: Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras.
- Rio Grande do Sul: Internacional, Grêmio e Juventude.
- Santa Catarina: Avaí, Figueirense
- Paraná: Atlético Paranaense, Paraná e Coritiba
- Goiás: Goiás, Atlético Goianiense, Vila Nova.
- Bahia: Bahia e Vitória.
- Pernambuco: Sport, Náutico e Santa Cruz.
- Ceará: Ceará e Fortaleza.
- Minas Gerais: Atlético Mineiro e Cruzeiro.
- Distrito Federal: Brasiliense e Gama.

7 comentários:

Danilo disse...

Gostei do Juventude!
Faltou o clássico de Caxias do Sul: Juventude x Caxias. =]

Anônimo disse...

Valeu pela dica!!!

Eloir disse...

O Danilo acha que o "clássico" gaúcho é o Caxias X Juventude , mas não sabe que ele é conhecido como Ca x Ju
Na verdade é uma forçação de barra incluir o Juventude como time grande. È para agradar o Danilo, não é?

Marina chuteira disse...

É pra ele não ficar triste. Considerei a Copa do Brasil que o Juventude ganhou.

Anônimo disse...

Muito legal o texto! Parabéns!

Anônimo disse...

Cadê o próximo??? heheheheh!

Marina chuteira disse...

Pessoas, identifiquem-se! :)