Para quem deseja entender o "basicão" do futebol. Seja para um papinho com amigos em uma mesa de bar, para impressionar aquelx crush apaixonadx pelo esporte ou simplesmente para não se achar deslocadx quando surgir esse assunto que você não consegue interagir porque não entende patavinas do que estão falando. Vale tudo. O público-alvo é quem "viaja" quando vê 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Aos entendedores,estejam também à vontade.


sábado, 25 de fevereiro de 2012

Extra - campo

Amanhã, às 16h da tarde, muitos olhos estarão voltados para a final da Taça Rio, primeira etapa do Campeonato Carioca, que se dará entre Fluminense e Vasco.  Por isso, inevitavelmente e de alguma forma, essa partida irá parar na sua frente, já que é costume dos cariocas reunirem-se com amigos para assistir futebol e é hábito de quase todo brasileiro comentar bastante antes , durante e após um jogo decisivo e que traz rivalidade entre dois grandes  do Rio de Janeiro.

Pois então.  Este jogo é um bom momento para começar a testar suas habilidades com relação ao que já foi conversado por aqui, principalmente para analisar o campo de futebol  e sua utilização durante o jogo.  Mas, além disso, existem noções “extra-campo” que são muito convenientes de saber para formarmos opinião sobre futebol.

É claro que se você torce para o Fluminense ou para o Vasco, é indiscutível para qual dos dois você vai torcer amanhã.  Para os que não torcem há duas opções: seguir uma possível simpatia por um dos dois clubes ou analisar quem merece mais ganhar seguindo variados critérios.

Sobre a primeira opção, não há muito o que ser comentado. É coisa pessoal. Já sobre observar o merecimento de um ou outro de levar o campeonato, podemos apontar alguns elementos que podem  ajudar a compor uma análise pessoal.

É importante pensar que um time de futebol é sobretudo uma equipe. Talvez por isso a gente deva considerar que uma equipe em harmonia (toda ela) faz por merecer vitórias e até um campeonato. É bonito ver jogar uma equipe coesa, que apesar de ter suas estrelas, joga mais pelo time do que pelas suas individualidades. 

Além disso, a campanha do time também deve ser levada em consideração. No caso do jogo de amanhã o Fluminense, por exemplo, mesmo com um time com grandes jogadores (leia-se: uma altíssima cifra na folha de pagamento) e um renomado técnico conseguiu empates com equipes bem mais fracas no papel e até amargou uma derrota contra o Boavista na segunda rodada da Taça Rio. Lamentável. Já o Vasco, pegou um bom embalo desde o ano passado e iniciou o ano com consistentes apresentações em campo (Acho que por aí já deu pra ver para qual lado estou tendendo, né?).

O futebol é muito movido por paixões e isso torna muito difícil pensarmos friamente sobre um ou outro jogo. Totalmente neutros, nunca seremos. Mas é indiscutível que quando se busca entender de futebol e falar sobre futebol, há de se pensar sobre outros aspectos que vão muito além do jogo em si . Fica a dica: o futebol vai muito além de 22 homens de cada lado correndo atrás de uma bola.

Abraços Alvinegros.


Glossário curto e grosso:
- Extra campo: acontecimentos ou informações não inerentes ao jogo em si mas que estabelecem uma relação quase que direta com uma determinada partida ou com o futebol.
- Boavista: Boavista Sport Club, clube de futebol da cidade de Saquarema (Rio de Janeiro) fundado em 10 de março de 2004.

Nenhum comentário: