Para quem deseja entender o "basicão" do futebol. Seja para um papinho com amigos em uma mesa de bar, para impressionar aquelx crush apaixonadx pelo esporte ou simplesmente para não se achar deslocadx quando surgir esse assunto que você não consegue interagir porque não entende patavinas do que estão falando. Vale tudo. O público-alvo é quem "viaja" quando vê 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Aos entendedores,estejam também à vontade.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

O famigerado impedimento

Talvez a maior vítima do preconceito dos que pouco conhecem sobre o futebol seja a regra do impedimento. Por não conseguirem compreendê-la, muitos acabam deixando a coitada de lado e recusam-se a buscar entendê-la. Mas é hora de acabar com isso.  É de grande importância saber sobre essa regra justamente pois ela pode implicar na anulação de uma jogada decisiva ou de um gol e afetar diretamente o resultado de uma partida. Além disso, a regra do impedimento não tem nada de difícil, ainda mais para quem tem acompanhado o “marina chuteira” e já tem uma boa noção sobre os espaços do campo de futebol.

Um impedimento é marcado no momento de ataque do jogo. Quando um jogador do time A encontra-se mais próximo da linha de fundo adversária (time B) do que o penúltimo oponente (também do time B) é marcado o impedimento, ou seja, a jogada é impedida de prosseguir por determinação do  juiz.

Mas atenção: geralmente o último jogador do time B localizado antes da linha de fundo é o goleiro já que sua área de atuação é principalmente a pequena área. No entanto, a regra diz que é necessário que dois jogadores estejam à frente do jogador do time A no momento em que é dado o passe para ele. Frise-se: qualquer jogador!  Só que como o goleiro do time B normalmente está lá como o último antes da linha, preocupa-se em analisar o posicionamento de somente um dos jogadores adversários, o último homem do time B,que na verdade é o penúltimo. Caso o goleiro tenha enlouquecido e saído para beber uma aguinha, analisa-se a posição dos dois últimos jogadores adversários em relação ao jogador A e a linha de fundo.

Vale a pena comentar que essa distância com relação à proximidade com a linha de fundo é muito difícil de ser medida em alguns casos. Às vezes o jogador está só ligeiramente à frente de seu adversário. Mas mesmo assim o impedimento é marcado, já que qualquer parte do seu corpo, tronco, cabeça ou pés (exceto as mãos) é considerada na hora da marcação.

Mas como conseguir ver se o jogador está impedido ou não?

O momento em que o impedimento deve ser analisado é quando é dado um passe para esse jogador A. Não é quando ele recebe a bola mas sim o momento em que seu parceiro de equipe passa a bola para ele ou a lança. Então, para conseguir ter a noção se o jogador está impedido ou não,deve-se ter uma visão mais panorâmica da jogada,olhando ao mesmo tempo para o efetivo lançamento da bola ou realização do passe e para a posição do jogador que a está recebendo. Tudo ao mesmo tempo.

Tudo isso torna essa regra alvo de milhares de polêmicas envolvendo impedimentos não marcados e impedimentos marcados indevidamente. Para isso existem os bandeirinhas, aqueles caras ou moças que você vê correndo pelas linhas laterais do campo durante toda a partida com uma bandeirinha na mão (daí o nome). Além de auxiliar o juiz em outras jogadas, eles tem a incumbência de sinalizar para o juiz sobre posições irregulares (de impedimento). Tanto é que se você notar, eles geralmente acompanham o penúltimo jogador adversário (último homem) tão falado nessa postagem.

Existe muito mais a ser falado e debatido sobre esse assunto, mas para começar é só. Ninguém tem paciência de ler uma postagem tão grande e essa já deu, né?

Abraços alvinegros.


Glossário curto e grosso:
- ataque: caminho realizado por um time em direção ao campo adversário para fazer um gol.
- último homem: o último jogador adversário sem ser o goleiro em relação à linha de fundo.

3 comentários:

Dayse disse...

Muito bom! Agora já posso discutir com os homens quando rolar um impedimento!
Vamos aguardar o próximo post....

Jorge Ricardo disse...

Vale lembrar que ate hoje tem muito bandeirinha que nao sabe o que e´´ impedimento... uhauhauh

Livia disse...

ai Marina, continuei sem entender nada. preciso de alguem me explicando oralmente msm... hahahaha
bj