Para quem deseja entender o "basicão" do futebol. Seja para um papinho com amigos em uma mesa de bar, para impressionar aquelx crush apaixonadx pelo esporte ou simplesmente para não se achar deslocadx quando surgir esse assunto que você não consegue interagir porque não entende patavinas do que estão falando. Vale tudo. O público-alvo é quem "viaja" quando vê 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Aos entendedores,estejam também à vontade.


sábado, 3 de março de 2012

Desvendando o jogo de futebol: o cartão amarelo


Durante um jogo de futebol você possivelmente já notou que, em um momento ou outro, o juiz aparece levantando um cartão amarelo ou vermelho para um determinado jogador. Geralmente essa ação do juiz provoca manifestações um pouco “empolgadas” por parte de quem está assistindo ao jogo. Se o cartão é para um jogador do time adversário, é motivo de comemorar. Se é para o jogador do seu time, além de, na grande maioria dos casos, o torcedor achar que foi injusto, ele fica “chateado” e solta “aquele” palavrão.

Os cartões, seja o amarelo ou o vermelho, são mostrados ao jogador por uma conduta que não venha a condizer com as regras do futebol e com um bom comportamento em campo. Entre os dois cartões, o amarelo é o mais brando. Na maioria das vezes ele aparece quando o jogador faz uma falta mais dura, ou seja, ao invés de ir na bola, acerta a perna ou qualquer outra parte do corpo do jogador com “muita vontade”.

Mais um motivo para um jogador levar um amarelo  é após o mesmo já ter feito uma série de pequenas faltas no decorrer do jogo. Nesse caso, entende-se que mesmo que essas outras faltas não tenham sido muito duras, foram muitas e por isso o jogador deve ser advertido.

Outra hipótese válida para um cartão amarelo sair do bolso do juiz é a famosa fita. Quando falamos que o jogador “fez fita”,ou ele fingiu sofrer uma falta ou simulou uma dor forte. Nessas duas posturas de “fita”, a intenção é quase sempre tirar proveito de uma situação, ludibriando o juiz, ou interromper a partida caso convenha. O problema é que muitos jogadores não fizeram curso de teatro e não possuem o dom da dramatização (apesar de alguns, especialmente os argentinos, serem muito bons nisso). E aí fica óbvio o fingimento. A tentativa de tirar vantagem se transforma então em cartão amarelo.

Para finalizar é importante sinalizar que o goleiro, bem como qualquer outro jogador, não está isento de receber cartão amarelo. Além dos exemplos mencionados acima, o goleiro pode ainda ser advertido por demorar muito a cobrar o tiro de meta. Na maioria das vezes o goleiro se utiliza desse artifício para ganhar tempo e segurar um placar que esteja favorável para seu time naquele momento. O que ocorre é que ele tem, em regra, seis segundos para cobrar o tiro de meta. Só que às vezes esses seis segundos viram bem mais.

Abraços alvinegros.


Glossário curto e grosso:

- Ir na bola: tentar roubar a bola, tentar acertar a bola.
- Levar um amarelo: receber, ganhar, ser advertido com o cartão amarelo.
- Tiro de meta: ocorre quando a bola sai pela linha de fundo (linha que está no chão atrás do gol) e o último jogador a ter tocado na bola é do time adversário. Neste caso o goleiro coloca a bola dentro da área e bate o chamado tiro de meta. A palavra "tiro" traz a idéia de chute ou lançamento.

Um comentário:

Livia Brazil disse...

Pô, não sabia q o goleiro só tinha 6 segundos pra cobrar o tiro de meta não! Bom saber! sempre vou ficar contando agora. hahahaha
Adorando saber de tudo isso, Marina, seu blog é muito didático.
Beijo!