Para quem deseja entender o "basicão" do futebol. Seja para um papinho com amigos em uma mesa de bar, para impressionar aquelx crush apaixonadx pelo esporte ou simplesmente para não se achar deslocadx quando surgir esse assunto que você não consegue interagir porque não entende patavinas do que estão falando. Vale tudo. O público-alvo é quem "viaja" quando vê 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Aos entendedores,estejam também à vontade.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Desvendando o jogo de futebol: o campo (parte1)


Começa hoje a sessão “Desvendando o jogo de futebol”. Assim, ao aparecerem postagens com esse título, virão com elas alguns esclarecimentos sobre aspectos mais táticos, estratégicos e práticos do futebol.  Afinal de contas, não adianta nada saber um monte de coisas sobre um time, um jogador ou um clube de futebol se você, sempre que assiste a uma partida, faz aquela cara de interrogação acompanhada imediatamente daquele clima de tédio que dura pelo menos os próximos 90 minutos. Mas vamos ao episódio de hoje, que será dividido em duas partes para não cansar e não lotar as mentes leitoras com uma enxurrada de informações.

Um campo de futebol tem formato retangular. A base desse retângulo de gramado é constituída pela chamada linha lateral enquanto sua altura corresponde à linha de fundo. Utilizando a imagem acima como referência (se você não estiver vendo bem,clique aqui vamos à cada uma das linhas e bolinhas pintadas de branco que, juntas, formam o desenho do campo.

Linha lateral: determina os limites laterais do campo. Caso a bola dê uma fugidinha para fora desta linha durante o jogo, um jogador tem que lançá-la, de trás da linha e com as duas mãos, para dentro do campo a fim de que a partida seja retomada.

Linha de fundo: são os limites de profundidade do campo. Para o caso da bola sair por ali há duas possibilidades. Se o jogador que encostou por último na bola antes dela sair for do time A, ela volta para o campo a partir de um lançamento com os pés realizado pelo goleiro do time B (chamado tiro de meta, mas isso é outro assunto). Já se a bola tiver encostado por último no jogador B, ocorre um escanteio (também outro assunto, vamos aos poucos).

Linha do meio: divide o campo em duas partes iguais. Uma é o campo do time B e a outra a do time A. A bolinha desenhada no centro é onde a bola deve estar ao iniciar a partida ou quando um time faz gol, reiniciando a partida dali.

Área central: O círculo central demarca a distância para a bolinha do meio do campo, de onde a bola sai no início ou reinicio da partida. No momento que jogadores do time A saem com a bola, os jogadores do time B devem estar a 9,15m de distância do ponto central do campo. Ou seja, o círculo desenhado serve justamente para que eles saibam se estão ou não distanciados devidamente de acordo com as regras do jogo.

Bem, por enquanto é só.
Abraços alvinegros.

Glossário curto e grosso:
- 90 minutos: duração normal de uma partida de futebol sem os acréscimos que o juiz do jogo pode conceder.

8 comentários:

Livia disse...

Bem didatico, mas dessas coisas eu sabia! hahaahaha
Bj!

Elizabeth Munhoz disse...

Agora entendi o que são grande área e pequena área e etc.Com essa prof daqui a pouco serei uma verdadeira torcedora.Bj Elizabeth Munhoz

Anônimo disse...

Muito bom!!!!

Anônimo disse...

Agora falta falar sobre o impedimento! =)

Marina chuteira disse...

Falarei. Possivelmente haverá uma postagem inteiramente dedicada ao impedimento. :)

Anônimo disse...

Interessante a postagem!

Anônimo disse...

Melhor post!!!!!!!

Anônimo disse...

Tb acho: melhor post!