Para quem deseja entender o "basicão" do futebol. Seja para um papinho com amigos em uma mesa de bar, para impressionar aquelx crush apaixonadx pelo esporte ou simplesmente para não se achar deslocadx quando surgir esse assunto que você não consegue interagir porque não entende patavinas do que estão falando. Vale tudo. O público-alvo é quem "viaja" quando vê 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Aos entendedores,estejam também à vontade.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Desvendando o jogo de futebol: o campo (parte 2)

Como prometido, a continuação das explicações sobre as linhas, marcas e áreas que marcam o campo de futebol.

Gol: É o grande objetivo de um jogo de futebol, podendo também ser chamado de meta (daí vem o termo “tiro de meta”).  Sua estrutura física é composta por duas traves que marcam as laterais do gol, uma barra superior chamada de travessão e a rede, é claro. Uma boa observação sobre o gol seria mencionar que muitas vezes as traves são chamadas  informalmente de 1º pau e 2º pau (bom para entender o linguajar de alguém que pode estar do seu lado comentando o jogo). Para saber qual é qual, é só ver de onde a bola está vindo. Caso venha de um cruzamento ou escanteio pelo lado direito, o 1º pau é a trave da direita e o 2º pau, a da esquerda. Se a bola vier da esquerda, é só inverter o raciocínio.

Grande área: Delimita o principal espaço de atuação do goleiro. Em toda essa região ele (e só ele) pode pegar a bola com as mãos.  Além disso, a grande área faz parte, juntamente com a meia-lua desenhada junto à ela, da chamada área do pênalti. Caso o juiz sinalize uma falta dentro da grande área, um jogador tem o direito de dar um chute direto de 11m para o gol, tendo só o goleiro à sua frente (Mas esse também é um assunto para depois). A marca que aponta a distância dos 11 metros é conhecida como marca do pênalti. No momento da cobrança desse jogador, todos os demais devem estar fora da área do pênalti (grande área mais meia-lua).

Pequena área:   Identifica de onde a cobrança do tiro de meta deve ser realizada e sua linha paralela ao gol serve principalmente como ponto de referência para faltas em dois lances (outro assunto para depois).

Por fim, nos quatro cantos do campo estão sinalizados pequenos arcos que unem a linha lateral à linha de fundo. Esses arcos servem para o jogador saber onde ele precisa colocar a bola para cobrar escanteios: em cima do arco.

Abraços alvinegros.

Glossário curto e grosso:
 - Falta dentro da grande área: penalidade máxima do futebol, conhecida como pênalti.
 - Chute de 11m para o gol: cobrança de pênalti.
 - Cobrança: quando o jogador efetua o chute decorrente de um pênalti ou falta.

6 comentários:

Livia disse...

Sogrinha pediu, Marina atendeu. Tem que agradar, né não, Marina? hahahaha
Bjão!

Marina chuteira disse...

O mais engraçado é que eu já tinha uma lista mais ou menos ordenada de idéia de postagens e essa seria mesmo a próxima. Sogrinha tá é lendo minha mente. MEDO! hehehehe.

Anônimo disse...

Muito bom!!!

Anônimo disse...

Já tô sabendo mais sobre futebol!heheheh!

Anônimo disse...

Legal mesmo esse blog!

Marina chuteira disse...

Pessoas, identifiquem-se! :)