Os cartões, seja o amarelo ou o vermelho, são mostrados ao jogador por uma conduta que não venha a condizer com as regras do futebol e com um bom comportamento em campo. Entre os dois cartões, o amarelo é o mais brando. Na maioria das vezes ele aparece quando o jogador faz uma falta mais dura, ou seja, ao invés de ir na bola, acerta a perna ou qualquer outra parte do corpo do jogador com “muita vontade”.
Mais um motivo para um jogador levar um amarelo é após o mesmo já ter feito uma série de pequenas faltas no decorrer do jogo. Nesse caso, entende-se que mesmo que essas outras faltas não tenham sido muito duras, foram muitas e por isso o jogador deve ser advertido.
Outra hipótese válida para um cartão amarelo sair do bolso do juiz é a famosa fita. Quando falamos que o jogador “fez fita”,ou ele fingiu sofrer uma falta ou simulou uma dor forte. Nessas duas posturas de “fita”, a intenção é quase sempre tirar proveito de uma situação, ludibriando o juiz, ou interromper a partida caso convenha. O problema é que muitos jogadores não fizeram curso de teatro e não possuem o dom da dramatização (apesar de alguns, especialmente os argentinos, serem muito bons nisso). E aí fica óbvio o fingimento. A tentativa de tirar vantagem se transforma então em cartão amarelo.
Para finalizar é importante sinalizar que o goleiro, bem como qualquer outro jogador, não está isento de receber cartão amarelo. Além dos exemplos mencionados acima, o goleiro pode ainda ser advertido por demorar muito a cobrar o tiro de meta. Na maioria das vezes o goleiro se utiliza desse artifício para ganhar tempo e segurar um placar que esteja favorável para seu time naquele momento. O que ocorre é que ele tem, em regra, seis segundos para cobrar o tiro de meta. Só que às vezes esses seis segundos viram bem mais.
Abraços alvinegros.
Glossário curto e grosso:
- Ir na bola: tentar roubar a bola, tentar acertar a bola.
- Levar um amarelo: receber, ganhar, ser advertido com o cartão amarelo.
- Tiro de meta: ocorre quando a bola sai pela linha de fundo (linha que está no chão atrás do gol) e o último jogador a ter tocado na bola é do time adversário. Neste caso o goleiro coloca a bola dentro da área e bate o chamado tiro de meta. A palavra "tiro" traz a idéia de chute ou lançamento.
Um comentário:
Pô, não sabia q o goleiro só tinha 6 segundos pra cobrar o tiro de meta não! Bom saber! sempre vou ficar contando agora. hahahaha
Adorando saber de tudo isso, Marina, seu blog é muito didático.
Beijo!
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